IV Escola de Física Teórica do Ceará

A Universidade indo à Escola
09/07/2021 a 31/07/2021

Sobre o Evento

Este ano, a IV Escola de Física Teórica do Ceará será ofertada na modalidade remota e se propõe a levar os conhecimentos básicos sobre buracos negros, física de partículas, astrofísica, astronomia, nanociência, nanotecnologia, biofísica, história da física e mecânica quântica para as escolas secundaristas do estado do Ceará. As outras edições tornaram acessível um conhecimento de ponta para estudantes de graduação das mais remotas regiões cearenses. A edição deste ano tenta fazer o mesmo com estudantes e professores do ensino médio. Com isso, as escolas ganham uma forte presença dos avanços recentes da ciência, incluindo a que fazemos nas nossas universidades cearenses. Aumentamos assim o engajamento da universidade pública  com as escolas em todos os níveis, fortalecemos a cultura científica no nosso Estado e atraímos mais estudantes para as áreas científicas. 

A palestra de abertura, no dia 9 de julho, às 19h, terá como convidado o Prof. Luiz Davidovich, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Academia Brasileira de Ciências. 

Abertura disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=maHR_dnwiSE



AULAS

As aulas ocorrerão aos sábados pela manhã (de 09:00 às 12:00) e tarde (de 14:00 às 17:00), durante o mês de julho nos dias 10/07,17/07,24/07 e 31/07, totalizando 12h para cada curso. 

O evento é gratuito e todos os participantes receberão certificado de participação. Também emitiremos certificados de distinção aos participantes que se destacarem nos cursos. O participante que quiser concorrer ao certificado de distinção deve fazer uma prova OPCIONAL (não obrigatória) no dia 07/08, de forma virtual. 


CURSOS OFERTADOS

Confira abaixo os cursos ofertados:

 

CURSOS DE NÍVEL BÁSICO  (pré-requisito: matemática do ensino médio)

 

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e  31/7  pela manhã, das 9h às 12h

Astrofísica Estelar: uma breve introdução -  Daniel Brito de Freitas (UFC)

Nanociência & nanotecnologia - Antonio Gomes Souza Filho (UFC)

Física de partículas e a nova força da natureza - Job Saraiva (UFCA) 

Física de células vivas e matéria mole - Cláudio Nunes Lucas de Oliveira e Jeanlex Soares de Sousa (UFC)

 

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e  31/7  pela tarde, das 14h às 17h

Física de buracos negros - Ivan Jardim (URCA) 

História da física - Saulo Davi Soares e Reis (UFC)

Princípios de mecânica quântica e aplicações - João Milton Pereira Júnior (UFC) 

Introdução à astronomia geral - Demerval Carneiro e Heliomárzio Rodrigues Moreira (Planetário Rubens Azevedo/Seara da Ciência da UFC)

 

CURSOS DE NÍVEL AVANÇADO (pré-requisito: Cálculo I)

 

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e  31/7  pela Manhã, das 9h às 12h

Nanociência & nanotecnologia - Eduardo Bedê Barros (UFC)

 

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e  31/7  pela tarde, das 14h às 17h

Física de buracos negros - José Euclides Gomes da Silva (UFCA)

Princípios de mecânica quântica e aplicações - Raimundo Nogueira Costa Filho (UFC)


* A escola é organizada pelo Departamento de Física e Programa de Pós-Graduação em Física da UFC com a colaboração de cursos de Física da UECE.

EDIÇÕES ANTERIORES - As edições anteriores foram realizadas presencialmente no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Pacoti: I Escola de Física Teórica da UECE: da Pesquisa ao Ensino, em 2015; II Escola de Física Teórica da UECE: da Pesquisa ao Ensino, em 2017; e III Escola de Física Teórica do Ceará: 100 Anos do Eclipse que Iluminou a Ciência, em 2019.